Vidro temperado

Já notou o quanto a porta de um box de banheiro, por exemplo, parece resistente? Mesmo com os impactos diários, o material não se quebra facilmente. Essa característica está presente porque esse tipo de estrutura, assim como várias outras, são produzidas com os chamados vidros de segurança. Principalmente com o vidro temperado DF.

Um vidro comum é transparente, liso e duro. No entanto, ele é mais sujeito a quebras – como o vidro de um copo, que facilmente é danificado. Contudo, é fundamental contar com um material de grande resistência para estruturas que sofrem impacto mecânico. Assim, o vidro temperado é o ideal.

O vidro temperado é produzido por meio de uma chapa de vidro comum. Para isso, o segundo é exposto a uma alta temperatura, de aproximadamente 700° C, e em seguida resfriado bruscamente. Chamado de têmpera, o processo gera a expansão da parte interna do produto, e a compressão de suas faces externas.

Como resultado, o vidro ganha resistência cinco vezes maior, a impactos e ao calor. Neste último caso, ele pode suportar diferenças de temperatura de até 200° C!

Outra característica interessante do material temperado é seu modo de quebra. Em vez de gerar cacos pontiagudos, como o vidro comum, o produto, quando danificado, resulta em pequenos fragmentos arredondados. Logo, seu poder cortante é menor, e diminui a chance de acidentes.

Além do vidro temperado, são considerados vidros de segurança o laminado e o aramado. A escolha por cada um varia com o visual e o objetivo pretendido pelo consumidor. Converse com nossos especialistas e descubra qual o mais indicado para a sua obra!

Vidro temperado DF: usos

É importante destacar, ainda, que a aplicação do vidro começa pelo bom planejamento de seu uso. Isso significa que ele precisa ser cortado e furado antes de passar pelo processo de têmpera. Do contrário, ele poderá se fragmentar, tornando-se inutilizável.

São diversas as opções de uso para o vidro temperado. É comum que ele apareça no box de vidro do banheiro, nas janelas, portas, fachadas, nas vitrines de lojas e mais. Sempre que uma estrutura precisar suportar calor e impactos mecânicos, o material é o ideal.

Ademais, o produto está disponível com diferentes visuais no mercado. Dessa forma, é possível encontrá-lo transparente, colorido, jateado, com aplicações de desenhos, espelhado e mais. Todas as opções com as mesmas características de segurança que o vidro temperado DF tem a oferecer. Assim, fica fácil, fácil adequá-lo ao seu projeto de obra ou reforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *